sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Desemprego

Hoje vou reflectir sobre o emprego ou o desemprego.
Recentemente terminei a minha licenciatura e fui atirado para um mercado de trabalho altamente competitivo que é assustadoramente concorrido e onde os mais fracos sobrevivem não se sabe bem como. Pois faz-me imensa confusão que algumas pessoas sejam remuneradas para exercer a sua actividade de forma tão inútil como o fazem e não estou a falar (apenas) de funcionários públicos, mas podia...

Quando vamos à procura de trabalho é como ir para o engate. É preciso uma boa dose de confiança e um grande poder de encaixe, porque temos de estar preparados para levar um enorme NÃO!
Quando alguém vai por exemplo a uma festa com o intuito de engatar alguém, no inicio da festa procura logo o mais bonito e o mais interessante, na procura de emprego também é assim, procuramos aquele emprego que mais tem a ver com o nosso gosto, que melhor remunerado é. Mas quase sempre o nosso primeiro tiro ao alvo falha e avançamos para a opção seguinte.
Aquele individuo que não é tão bonito e até parece interessante, mas ouvimos um Não e vamos para outro. O que não é bonito mas fala bem e depois para o que é feio e não diz nada de jeito (isto já no desespero).
Com a procura de emprego é tal e qual, ora vejam o meu caso, comecei à procura de emprego como enfermeiro e agora já estou a ponderar ir para a construção civil e mesmo assim ainda estou sujeito a ouvir um Não... é tal e qual uma noite de engate comum.

Sem comentários: