segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Políticos


Os políticos quando discursam, o que nos dizem? NADA! Porquê? Porque efectivamente não sabem o que dizer. São oradores inteligentes que cativam, caso contrário não seriam eleitos.
Não quero com isto dizer que não sejam pessoas inteligentes, porque de facto o são. Muitas vezes não interessa dizer a verdade toda à população uma vez que as pessoas não estão preparadas para enfrentar a realidade. Como consequência disto, os discursos são bonitos e vagos.
Como nem sempre se pode dizer a verdade toda, transforma-se este aspecto para todos os discursos pois num âmbito geral são todos muito vagos e desprovidos de qualquer interesse. Como em tudo na vida há duas formas de ver as coisas. Podemos encarar a vida com optimismo ou com pessimismo. Os políticos são dos seres mais optimistas do mundo, pois contam-nos sempre a verdade mais bonita. Por exemplo, quando se diz "Vão entrar em 2011 ao serviço 6 médicos", que boa noticia pensamos todos nós... mas a verdade é que são aposentar 9 médicos... mas isso já não interessa dizer.
É assim a política... Não quero com isto dizer que se tenham maus políticos em Portugal ou mais políticas em portugal. Acredito e quero acreditar que existem muito bons políticos, mas não políticos partidarizados mas sim técnicos de política. Os políticos partidarizados são uma consequência da democracia, e é inevitável isto. Não há forma de exercer política sem partidos.
Cada vez mais apoio os movimentos ditos "independentes" que acabam por ser os mais adequados, pois são os menos partidarizados e acabam por dar espaço para que os técnicos de política possam exercer e crescer.
Em termos práticos deixo-vos o exemplo da freguesia de Gaula em que nas últimas eleições foram eleitos o "Movimento pelo Povo" que nada tinha de partidário (acho eu). Há dias saía nos noticiários regionais, que um dos acessos às residências estavam em mau estado, quase intransitáveis para peões. Então os vereadores eleitos deitaram mãos à obra e mobilizaram os fundos da junta de freguesia para adquirirem material de construção civil e com a ausência de fundos para contratar uma empresa para realizar a empreitada, solicitaram o apoio da população e todos juntos, vereadores e populares construíram o acesso que era necessário.
É isto que falta em Portugal! Há má vontade política em deitar as mãos à obra, em pôr-se no lugar daqueles que os elegeram, em lutar por eles.

Sem comentários: