quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cigarro!


Sabem aqueles momentos em que nos apetece escrever e não sabemos o que escrever? Ora este é um desses momentos. Podia falar-vos de um cigarro que descobri na minha gaveta já num estado quase putrefacto, mas suponho que não seja interessante.
Talvez tenha interesse reflectir o porquê de encontrar este cigarro aqui... gosto de fumar, alguns poderão dizer que não sei fumar. Que em tudo há uma técnica e o fumar não escapa a isso também. Assumo que talvez não o saiba fazer, mas para se gostar de algo não temos necessariamente de o saber fazê-lo bem, exemplo disso são as relações...
Gosto de fumar... sei que este gosto vem das influências publicitários do anuncio do Cowboy da Marlboro. Pode parece estúpido mas sempre achei extremamente estiloso o homem e de certa maneira o invejo. Sou de uma era em que fumar era porreiro, em que fumar era um acto de rebeldia e que nos tornava fixes (agora ainda deve ser o mesmo). Talvez por isso gosto de fumar. Porque dá-me prazer "dar uma passa", descontrai-me estar ao sol sem fazer absolutamente nada e fumar um cigarro e são poucos os prazeres iniguáláveis ao ver o dia acabar numa esplanada acompanhado de um café, um jornal e um cigarro. Que vos posso dizer mais... Gosto e gostos não se discutem, tenta-se explicar mas nem sempre se consegue.
Devo dizer-vos que sou um falso fumador, pois num mês bom fumo 3 cigarros para aí. O cerne da questão é o seguinte... Se gosto tanto porque não fumo com maior regularidade?
Poderão pensar que não o faço porque não gosto assim de tanto de fumar e vivo bem sem ele, mas na verdade todos os dias apetece-me um cigarro. Não o faço por covardia, porque não quero morrer (...) e porque acho que os profissionais de saúde devem dar o exemplo e eu, como tal, devo dar o exemplo...
A covardia até nos simples gestos da vida como o fumar se verificam... mas ninguém o diria olhando para mim... digo eu!

Sem comentários: