sábado, 15 de agosto de 2009

Socorrismo


Hoje fui ao arraial do Monte, que para quem não conhece é uma festa católica em honra de Nossa Senhora, neste caso do Monte. É um arraial com muita adesão popular e eu fui um desses populares que participaram na festa. Enquanto esperava que a missa começasse, vejo que um idoso estava meio desequilibrado e que apenas se mantinha imóvel de pé com ajuda de alguns populares, passado um pouco o homem cai no chão, mas levanta-se daí a pouco, eu fiquei a assistir impávido e sereno ao que sucedia. Na minha mente excluía uma série de situações que poderiam ter provocado aquele colapso momentâneo, desde uma convulsão, até um AVC em curso... Após ter excluído as situações graves restavam-me duas situações, ou uma hipoglicemia ou então uma hipotensão. Como esta foi a minha conclusão mantive-me na minha posição e não intervi, pois era uma situação pouco grave e de fácil solução.

Ora muito bem... o que acabaram de ler é a minha racionalização do que aconteceu hoje à minha frente e não fui capaz de fazer nada, não por ter excluído mentalmente todos os problemas, não por não ter achado a situação grave, mas sim porque pura e simplesmente não tive coragem de intervir, tive medo de intervir e que os meus conhecimentos não fossem suficientes para ajudar efectivamente aquele individuo.
Senti-me frustrado estar já no último ano do curso de enfermagem e não ser capaz de agir, ter medo de intervir... Apesar de até saber o que fazer para ajudar aquele homem, isto pelo menos mentalmente, na realidade não fui capaz de fazer nada. É frustrante, mas acima de tudo é uma chamada de atenção, um colocar de pés no chão, para não pensar que sou o maior e que em situação de crise sou capaz de funcionar, quando na realidade não estou minimamente preparado para intervir numa urgência efectiva ou mesmo em qualquer urgência.

Perante isto, resta-me dizer que sou um falso socorrista e que estar a tirar um licenciatura não é sinónimo de qualidade, pois a experiência conta muito. Ainda tenho muito que aprender e portanto vou mas é estudar em vez de andar a actualizar o blog.

Sem comentários: