domingo, 29 de junho de 2008

bastonário da OA

"O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) recebe 6 mil euros por mês para exercer o cargo, Marinho Pinto está em regime de exclusividade e, quando sair da liderança da OA tem direito a um subsídio de reintegração de 40 mil euros." in RTP 29/6/08

Esta noticia circulou anteontem pelos noticiários nacionais à hora do jantar. Despertou-me particular atenção, não pelo srº receber 6 mil euros por mês, uma vez que como bem sabemos esse é o ordenado base de um português médio isto claro tendo em conta que o país de momento está em crise, porque caso contrário o vencimento base era em muito superior. Também não estranhei o facto de o srº após o termino do cargo receber 40 mil € por mês durante um período 6 meses, de forma a compensar o bastonário pelo seu tempo perdido na OA, e claro pelos clientes que perdeu. Uma vez que nem sou eu que pago isto e como são os srºs advogados inscritos na ordem, que concordaram com esta cláusula, logo não tenho nada contra. Cada um é livre de gastar o seu dinheiro onde e com quem quer. Se os associados preferem gastar o seu dinheirito com o bastonário em vez de o gastarem nas meninas, por mim tudo bem. Gostos são gostos.

De facto o que chamou a atenção, foi aquando da entrevista o srº bastonário se mostra indignado com a surpresa que as pessoas fizeram ao saberem dos termos deste contrato, uma vez que segundo o próprio, e segundo a sua declaração de IRS do ano anterior, ainda está a perder 30 mil € ao ano, em relação ao seu ordenado base (recorde-se 6 mil €). Eu confesso que ao ouvir isto fiquei com pena do srº. É porque, vendo bem está a fazer um favor aos seus colegas e ainda por cima está a perder dinheiro. Quase que merece que lhe seja erguido um busto na entrada da OA.

Mas depois, reflecti (sim porque eu às vezes tenho uns raros momentos de pensamentos sérios), se o srº perde 30 mil e ano, se o mandato for de 3 anos (30 000 x 3 = 90 000), ou seja nos três anos de mandato perde 90 mil €. Mas se fizermos se multiplicarmos os 40 mil € pelos 6 meses (o tal subsidio de reintegração à prática profissional) temos um total de 240 mil €.
Logo 240 - 90 = 150. Ou seja o srº não perde absolutamente nada! Aliás, muito pelo contrário. Uma vez que o subsidio de reintegração à prática profissional, cobre perfeitamente a perda de 30 mil €/ano.
Concluindo: o srº no fim do mandato tem um bónus de 150 mil €, o que me parece ser o suficiente para compensar o tempo dispendido na ordem e a perda dos clientes.
Moral da história, ainda não é desta que o srº vai ter um busto...
Oh povo enganado...

(PS: tenho a ligeira impressão que o que bastonário declara anualmente, não deverá ser o real valor dos seus vencimentos, mas há que felicitá-lo por declarar pelo menos metade do ganha. O que é muito bom, isto tendo em conta que o srº deve ser das pessoas mais aptas a fugir do fisco, sabendo como "esconder" os seus vencimentos sem ser detectado. Os meus sinceros Parabéns)

Sem comentários: