sábado, 5 de julho de 2008

Estudodependentes.

Universidade que mundo tão belo. Mundo de trabalho, de farra e claro de muito sexo. Citando um amigo meu, mundo de muitas virgens desesperadas. Após este comentário atrevo-me a dizer, mundo de muita gente ingénua.

Apesar de todas as vantagens que tem ser estudante universitário, temos uma enorme desvantagem. OS EXAMES. (no meu caso particular também os estágios, mas não falemos de coisas deprimentes). E pronto para conseguir safar-nos nos exames há que saber estudar. E infelizmente há por aí muito boa gente que não sabe estudar. Sim, estou-me a referir aquelas pessoas "agarradas" aos livros, tão viciadas como um ávido consumidor de coca. Alunos esses que não dispensam uma boa tarde de estudo. E pior que não conseguem passar um dia sem estudar. (tal como a malta da coca!). Alunos que na eventualidade de não estudarem um dia, entram num stress tremendo, tornando-se insuportáveis. Isto tudo devido ao grande síndrome de abstinência. Ao contrário dos amigos da coca, que ficam com tremores e com dores insuportáveis. Neste caso, os estudodependentes ficam estupidamente irritantes, numa ansiedade imensa, sentem-se inseguros, complicam coisas básicas e dão cabo do juízo dos colegas.

Como tal, este post destina-se a todos os estudodependentes deste belo país. (Sim! porque este blog também faz serviço público)

Para sermos bons estudantes há que ter algumas linhas orientadores, no que diz respeito ao estudo.

É fundamental saber seleccionar matéria: dividindo em 3 categorias:
  1. Palha (leia-se matéria que não interessa a ninguém):
  2. Se calhar lia isto (matéria que possivelmente interessa):
  3. Tenho de ler isto (matéria que temos mesmo de ler)
Após esta selecção, há que definir prioridades.

  1. Estar com os amigos/namorada/o.
  2. Aproveitar os momentos de lazer no domicilio ou noutro sitio qualquer
  3. Estudar. Este último ponto só deverá acontecer na eventualidade do exame ser no dia a seguir, ou em casos de extremo desespero. E claro após os itens anteriores terem sido ultrapassados e NUNCA antes disso.
O importante é não stressar, porque o stress faz mal à saúde e obviamente mal ao neurónios.
E como já alguém disse; "Se tem solução porque te preocupas? Se não tem solução porque te importas?"
Moral da história, É PRECISO É CALMA. Que isto de estudar não é tão difícil como parece. Além disso a maior parte dos exames é escolha múltipla. E PORRA! Escolher uma de quatro opções não é assim tão difícil!

Don`t stress, drink and have sex...

Sem comentários: