segunda-feira, 7 de julho de 2008

Segunda Feira

Segunda feira! O dia da semana que mais custa a encarar (os outros também custam, mas a segunda é particularmente mais difícil).
Venho de um fim de semana fantástico, em que até fui à missa. Aliás como qualquer bom cínico cristão. Confesso que só vou à missa porque sou obrigado. Sim! É mesmo verdade. Eu ainda não fui capaz de afirmar-me de tal forma a que a minha mãe percebesse que NÃO GOSTO DE IR À MISSA, bem pelo contrário. Já debati este assunto várias vezes, mas até hoje sempre com o mesmo resultado. Ou seja, eu a ir para a missa amuado. Ontem foi apenas mais um desses dias.
Mas nem tudo é mau. O facto de ir à missa ao domingo tem as suas vantagens, tais como:
  • Permite-me planear a minha semana todinha.
  • Estupidamente! Durante a missa tenho sempre ideias fantásticas. Confesso que um dia gostaria de ficar a assistir a uma missa de bloco de notas na mão e escrever o que me viesse à cabeça. Estou certo de que sairiam autênticas pérolas da minha triste mente.
  • Desafia a minha inteligência. uma vez que confesso não entender aquilo a que chamo "o efeito robot". Sim! porque se repararem as pessoas quando vão à missa deixam de ser pessoas, deixam de pensar por si só. No fundo são robot`s. e robot`s muito limitados que dizem apenas frases simples (leia-se murmúrios, apesar de haver quem lhe chame rezar :s) realizam simples movimentos, tais como, levantar-se, sentar-se e ajoelhar-se. (pelo menos não está tudo perdido, há que ver o lado positivo do movimento ajoelhar-se)
  • Faz-me reflectir, coisa que me foi muito útil nos tempos em que tinha filosofia. Assumo que muitas das minhas boas notas se deviam ao escutar a missa. Uma vez que o material fornecido pelo pároco era de uma grande qualidade. (leia-se, dava gosto criticar, logo o ideal para filosofar, seja la o que isso quiser dizer).
  • Permite-me estudar os comportamentos e acima de tudo, o cinismo humano. Isto porque durante toda a missa os Robot`s sussuram, dizem com pouca alegria as orações que habitualmente são proferidas durante a eucaristia. Mas quando chega ao fim da missa, quando o pároco diz "ide em paz e o srº vos acompanhe" todos os robot`s quase que gritam "GRAÇAS A DEUS". É o que eu chamo de efeito de fim de missa, em que os robot`s deixam de funcionar e voltam a se assumir como pessoas. e que me põe a pensar que se calhar as pessoas anseiam pelo fim da missa, ou simplesmente não gostam. O que me leva a pensar: afinal porque vão à missa? Será que não há mesmo nada melhor para fazer ao fim de semana... enfim, talvez um dia entenda isto.
Bem, decerto há muitas mais vantagens mas agora não me ocorre mais nenhuma. Também é verdade que tenho muitos mais comentários a fazer em relação às missas e a todo o mundo cristão, mas fica para um próximo post. Uma vez que material de tanta qualidade requer um texto muito mais cuidado. De forma a demonstrar todo o seu potencial.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom, pa mim o dia que mais me custa encarar é a sexta-feira!! pk o meu "fim-de-semana" é 4ª e 5ª....o que me livra de ir à missa!! eu lembro-me de quando era acólita, só queria bilhardar com os outros, pareciamos anjinhos no altar!! há muito tempo k não vou a uma...as velhas só la iam pa por a cuscuvilhice em dia, uns pa ver o namorado e namorada etc...
tenho pena de ti, mas faz como dizes, blocozinho na mão, apontar as ideias.... ainda passas por jornalista lol

bjinhux