Apesar da minha ausência no que diz respeito a este espaço, irei continuar a visitar frequentemente as vossas casas e deixar-vos alguns comentários.
Obrigado e boa semana.
Este blog não tem qualquer intenção de falar de temas sérios, parvos ou engraçados. O único propósito é falar da minha vidinha e das coisas que nela vão ocorrendo, e como bom português (apesar de muito influenciado pelas telenovelas brasileiras (pedra sobre pedra, esse clássico))falar também da vida dos outros. Puro egoísmo, assumo...
O hirsutismo é um problema crónico que se manifesta pelo crescimento excessivo de pêlos grossos e escuros na mulher em zonas do corpo onde normalmente surgem no homem (lábio superior, queixo, à volta dos mamilos, entre as mamas, abaixo do umbigo, região interna das coxas e nádegas).
O hirsutismo atinge 5 a 8% da população feminina em idade fértil, o que significa que uma em cada 20 mulheres, entre a puberdade e os 50 anos, é hirsuta. Os dados são provenientes de estudos feitos maioritariamente nos EUA, mas os especialistas acreditam que a realidade portuguesa deverá ser semelhante ou superior.
Apesar ter uma incidência muito heterogénea, o hirsutismo é menos frequente nas mulheres asiáticas e africanas e, na Europa, as mediterrânicas são mais peludas que as nórdicas. Sabe-se ainda que existe uma relação do hirsutismo com a obesidade, embora não se conheça se de causa ou efeito.
«Nem todas as mulheres obesas são hirsutas e nem todas as hirsutas são obesas, mas há uma grande coincidência e sabemos que o emagrecimento contribui para a melhoria», explica Jorge Dores, endocrinologista no Hospital de Santo António, no Porto.
Obviamente após ler este artigo, fiquei assustado. 1 em cada 20 mulheres é muita mulher. Resolvi estudar o assunto num grupo de 56 mulheres, sendo que uma é africana, 7 têm peso a mais e 3 são anoréticas. Ou seja, restam 45 mulheres mediterrâneas, portanto destas pelo menos 2 têm hirsutismo, isto somado às 7 mulheres com excesso dá 9 MULHERES COM HIRSUTISMO. Dá que pensar ou não!?
Começo a pensar que ser esteticista é uma profissão com futuro assegurado... Apesar deste meu pseudo estudo não ter sido realizado através da observação prática, os dados continuam assustadores isto mesmo tendo em consideração o meu matagal costal.
PS: Sim, gosto de muito de mulheres sem pêlo...