domingo, 23 de novembro de 2008

Aviso Público


É com pesar e alguma tristeza que anuncio que este blog vai meter umas férias forçadas devido à incapacidade, física e mental dos seus autores em o manterem actualizado condignamente. Como tal, este espaço estará encerrado durante cerca de uma semana, voltando em força a 1 de Dezembro do presente ano, quiçá com uma nova cara ou nova configuração.

Apesar da minha ausência no que diz respeito a este espaço, irei continuar a visitar frequentemente as vossas casas e deixar-vos alguns comentários.

Obrigado e boa semana.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Saúde Mental Precisa-se

Comecei hoje nas práticas simuladas para o estágio de saúde mental (para os mais distraídos, sou estudante de enfermagem do 3º ano) e após um pequeno dia cheguei à conclusão que apesar de toda a minha experiência pessoal a lidar com inergúmenos, anormais e restante cambada de políticos e entidades superioras, sem ofensa para os primeiros 2, de pouco ou nada me serve.

Cuidar de doentes mentais requer uma imaginação e uma criatividade do caraças. Há que saber levar a conversa para onde se deseja, há que saber estimular o doente, mas sem estimulá-lo, há que saber ouvir a pessoa, mas sem bombardeá-la com perguntas, há que saber questionar mas sem massacrar ou aborrecer.

Como se nota, não percebo a ponta de um corno do assunto...Enfim saúde mental precisa-se, e não me refiro aos doentes mas sim a mim próprio, é preciso mesmo ter uma grande saúde mental para perceber esta dinâmica. E depois os loucos são eles!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Teorias do Cú de Judas

Síndrome do uso do telemóvel em sala de aula - SDUTSA ou Síndrome do uso do telemóvel em local impróprio - SDUTLI.
São estas as minhas 2 opções para descrever o novo comportamento geracional asociado ao uso do telemóvel. Este fenómeno tem tido um crescimento exponencial nos últimos tempos, em particular no meio académico.

Com o apogeu das sms grátis, toda a gente manda e sente necessidade trocar sms`s compulsivamente. Sendo que muitas sms`s são enviadas em locais e em momentos inadequados. Ou seja, quando se envia uma sms numa sala de aula ou noutro local impróprio não convém sermos apanhados, como tal há que escrever a sms rapidamente e de forma discreta, normalmente escreve-se debaixo da mesa (junto à perna) ou atrás das bolsas ou carteiras. Até aqui tudo normal! Este comportamento faz todo o sentido e qualquer ser inteligente o faz, eu inclusive (desculpem-me a sinceridade, mas considero-me inteligente).

Já, quando estamos num local onde nos é permitido enviar sms sem qualquer medo ou pudor, as pessoas, começam a fazê-lo da mesma forma que o fazem nas aulas, ou seja, fazem-no às escondidas. Surge então o SDUTSA ou SDUTLI. Este síndrome preocupa-me profundamente! Já, várias vezes alertei muito boa gente para corrigir este comportamento, umas vezes com sucesso outras vezes nem por isso.

O SDUTSA ou SDUTLI, consiste num comportamento doentio que requer tratamento e uma acção preventiva eficaz. E quanto a mim, a única solução passa por liberalizar o uso dos telemóveis em salas de aula e locais impróprios, só assim podemos corrigir este comportamento e melhorar a saúde pública de todos.

Aceito mais sugestões para a solução do síndrome... Já agora, qual a sigla que preferem SDUTSA ou SDUTLI?

PS: O telemóvel na imagem não é meu, mas gostava... Uma vez que está a chegar a época natalícia caso alguém ainda não saiba o que oferecer-me e queira agradecer-me todo o trabalho que tenho tido a manter este blog minimamente interessante pode encomendá-lo aqui, depois basta enviar-me um comentário a dizer "Eu sou um ganda maluco e quero oferecer-te um HTC", deixando o seu email de contacto, que eu depois entrarei em contacto.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cús

Ainda hoje estava em amena cavaqueira com os meus colegas e amigos e por acaso (sim foi mesmo por acaso) a conversa foi bater ao toque rectal, e lembrei-me que conhecia uma mulher que afirma gostar de enfiar o dedinho no rabinho dos homens quando faz O`Amor (não falo por experiência própria), e encontrei este vídeo que achei fantástico e muito divertido. Desfrutem...


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Desabafo...


Estou triste, quiçá deprimido. Apetece-me falar sobre o que se passa cá dentro, mas falta-me as palavras, falta-me o desejo, falta-me a coragem.
Gostava tanto de ser capaz de exprimir aquilo que sinto, de partilhar o que sinto, de tentar arranjar uma solução, mas não consigo.
Partilho com vocês, provavelmente devido à impessoalidade deste espaço, enfim estou triste e não vejo uma solução que me agrade, enfim... Tudo tem um lado positivo e suponho que isto também terá, o importante será descobrir esse lado.

sábado, 8 de novembro de 2008

Hirsutismo

Há tempos encontro um artigo que fala acerca do hirsutismo (retirado daqui).

O hirsutismo é um problema crónico que se manifesta pelo crescimento excessivo de pêlos grossos e escuros na mulher em zonas do corpo onde normalmente surgem no homem (lábio superior, queixo, à volta dos mamilos, entre as mamas, abaixo do umbigo, região interna das coxas e nádegas).

O hirsutismo atinge 5 a 8% da população feminina em idade fértil, o que significa que uma em cada 20 mulheres, entre a puberdade e os 50 anos, é hirsuta. Os dados são provenientes de estudos feitos maioritariamente nos EUA, mas os especialistas acreditam que a realidade portuguesa deverá ser semelhante ou superior.

Apesar ter uma incidência muito heterogénea, o hirsutismo é menos frequente nas mulheres asiáticas e africanas e, na Europa, as mediterrânicas são mais peludas que as nórdicas. Sabe-se ainda que existe uma relação do hirsutismo com a obesidade, embora não se conheça se de causa ou efeito.

«Nem todas as mulheres obesas são hirsutas e nem todas as hirsutas são obesas, mas há uma grande coincidência e sabemos que o emagrecimento contribui para a melhoria», explica Jorge Dores, endocrinologista no Hospital de Santo António, no Porto.

Obviamente após ler este artigo, fiquei assustado. 1 em cada 20 mulheres é muita mulher. Resolvi estudar o assunto num grupo de 56 mulheres, sendo que uma é africana, 7 têm peso a mais e 3 são anoréticas. Ou seja, restam 45 mulheres mediterrâneas, portanto destas pelo menos 2 têm hirsutismo, isto somado às 7 mulheres com excesso dá 9 MULHERES COM HIRSUTISMO. Dá que pensar ou não!?

Começo a pensar que ser esteticista é uma profissão com futuro assegurado... Apesar deste meu pseudo estudo não ter sido realizado através da observação prática, os dados continuam assustadores isto mesmo tendo em consideração o meu matagal costal.

PS: Sim, gosto de muito de mulheres sem pêlo...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tempo!

Como já devem ter reparado este blog não é actualizado há já algum tempo. Porque os seus autores andam cheios de trabalho, tão cheios que nem tempo têm de descansar condignamente. Tentarei voltar o mais brevemente possível e possivelmente no fim de semana o blog será novamente actualizado.

Até à próxima e desculpem qualquer coisinha.