sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Teorias do Cú de Judas

Síndrome do uso do telemóvel em sala de aula - SDUTSA ou Síndrome do uso do telemóvel em local impróprio - SDUTLI.
São estas as minhas 2 opções para descrever o novo comportamento geracional asociado ao uso do telemóvel. Este fenómeno tem tido um crescimento exponencial nos últimos tempos, em particular no meio académico.

Com o apogeu das sms grátis, toda a gente manda e sente necessidade trocar sms`s compulsivamente. Sendo que muitas sms`s são enviadas em locais e em momentos inadequados. Ou seja, quando se envia uma sms numa sala de aula ou noutro local impróprio não convém sermos apanhados, como tal há que escrever a sms rapidamente e de forma discreta, normalmente escreve-se debaixo da mesa (junto à perna) ou atrás das bolsas ou carteiras. Até aqui tudo normal! Este comportamento faz todo o sentido e qualquer ser inteligente o faz, eu inclusive (desculpem-me a sinceridade, mas considero-me inteligente).

Já, quando estamos num local onde nos é permitido enviar sms sem qualquer medo ou pudor, as pessoas, começam a fazê-lo da mesma forma que o fazem nas aulas, ou seja, fazem-no às escondidas. Surge então o SDUTSA ou SDUTLI. Este síndrome preocupa-me profundamente! Já, várias vezes alertei muito boa gente para corrigir este comportamento, umas vezes com sucesso outras vezes nem por isso.

O SDUTSA ou SDUTLI, consiste num comportamento doentio que requer tratamento e uma acção preventiva eficaz. E quanto a mim, a única solução passa por liberalizar o uso dos telemóveis em salas de aula e locais impróprios, só assim podemos corrigir este comportamento e melhorar a saúde pública de todos.

Aceito mais sugestões para a solução do síndrome... Já agora, qual a sigla que preferem SDUTSA ou SDUTLI?

PS: O telemóvel na imagem não é meu, mas gostava... Uma vez que está a chegar a época natalícia caso alguém ainda não saiba o que oferecer-me e queira agradecer-me todo o trabalho que tenho tido a manter este blog minimamente interessante pode encomendá-lo aqui, depois basta enviar-me um comentário a dizer "Eu sou um ganda maluco e quero oferecer-te um HTC", deixando o seu email de contacto, que eu depois entrarei em contacto.

Sem comentários: