segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Saúde Mental Precisa-se

Comecei hoje nas práticas simuladas para o estágio de saúde mental (para os mais distraídos, sou estudante de enfermagem do 3º ano) e após um pequeno dia cheguei à conclusão que apesar de toda a minha experiência pessoal a lidar com inergúmenos, anormais e restante cambada de políticos e entidades superioras, sem ofensa para os primeiros 2, de pouco ou nada me serve.

Cuidar de doentes mentais requer uma imaginação e uma criatividade do caraças. Há que saber levar a conversa para onde se deseja, há que saber estimular o doente, mas sem estimulá-lo, há que saber ouvir a pessoa, mas sem bombardeá-la com perguntas, há que saber questionar mas sem massacrar ou aborrecer.

Como se nota, não percebo a ponta de um corno do assunto...Enfim saúde mental precisa-se, e não me refiro aos doentes mas sim a mim próprio, é preciso mesmo ter uma grande saúde mental para perceber esta dinâmica. E depois os loucos são eles!

8 comentários:

Filipa Faria disse...

Doutor, preciso de ajuda. Ando a ir a muitas aulas!! oh god!

Carloressu disse...

Quanto a isso não te posso ser útil, também sofro desse mal, tenho aulas diárias das 8 as 16. Sendo ultimamente têm sido aulas práticas, que apesar de passarem mais depressa são bem mais exigentes...
Precisamos mesmo de ajuda.

Blueminerva disse...

Haja manicómio para internar compulsivamente 9999999 de portugueses. Claro que não seria os dez milhões... alguém tinha qe governar a porra do manicómio, e eu faria o sacrifício.


beijocas

Sorrisos em Alta disse...

Se essa conversinha toda foi para me enrolares e me pedires para ser cobaia, tira o cavalinho da chuva!

sou maluco, mas não sou parvo!!!

,o)

Abraço

Carloressu disse...

blueminerva, a tua sugestão é boa, mas tem alguns defeitos. Para gerir um manicómio é preciso muita gente, mas penso que com algum sacrifício e processos de selecção rigorosíssimos encontrávamos algumas pessoas disponíveis.

Bom Fim de semana

Carloressu disse...

Sorrisos, a maioria dos "malucos" não são parvos, apenas vivem na sua realidade, que para eles é real. Muitas vezes penso se são eles que vivem a realidade ou se somos nós.

Pax disse...

Lidar com pessoas com esse tipo de problemas só deve ser mesmo comparável ao lidar com os nossos politicos!
Com a diferença de que os nossos politicos não têm desculpa para certas atitudes!

:)

Carloressu disse...

Pax, concordo perfeitamente, mas também não sei até que ponto alguns deles não são doentes mentais mas que estão compensados e como tal vivem muito bem (mal) entre nós.