sábado, 8 de novembro de 2008

Hirsutismo

Há tempos encontro um artigo que fala acerca do hirsutismo (retirado daqui).

O hirsutismo é um problema crónico que se manifesta pelo crescimento excessivo de pêlos grossos e escuros na mulher em zonas do corpo onde normalmente surgem no homem (lábio superior, queixo, à volta dos mamilos, entre as mamas, abaixo do umbigo, região interna das coxas e nádegas).

O hirsutismo atinge 5 a 8% da população feminina em idade fértil, o que significa que uma em cada 20 mulheres, entre a puberdade e os 50 anos, é hirsuta. Os dados são provenientes de estudos feitos maioritariamente nos EUA, mas os especialistas acreditam que a realidade portuguesa deverá ser semelhante ou superior.

Apesar ter uma incidência muito heterogénea, o hirsutismo é menos frequente nas mulheres asiáticas e africanas e, na Europa, as mediterrânicas são mais peludas que as nórdicas. Sabe-se ainda que existe uma relação do hirsutismo com a obesidade, embora não se conheça se de causa ou efeito.

«Nem todas as mulheres obesas são hirsutas e nem todas as hirsutas são obesas, mas há uma grande coincidência e sabemos que o emagrecimento contribui para a melhoria», explica Jorge Dores, endocrinologista no Hospital de Santo António, no Porto.

Obviamente após ler este artigo, fiquei assustado. 1 em cada 20 mulheres é muita mulher. Resolvi estudar o assunto num grupo de 56 mulheres, sendo que uma é africana, 7 têm peso a mais e 3 são anoréticas. Ou seja, restam 45 mulheres mediterrâneas, portanto destas pelo menos 2 têm hirsutismo, isto somado às 7 mulheres com excesso dá 9 MULHERES COM HIRSUTISMO. Dá que pensar ou não!?

Começo a pensar que ser esteticista é uma profissão com futuro assegurado... Apesar deste meu pseudo estudo não ter sido realizado através da observação prática, os dados continuam assustadores isto mesmo tendo em consideração o meu matagal costal.

PS: Sim, gosto de muito de mulheres sem pêlo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Hahahahaha
Lá está sempre soube que ser esteticista dava dinheiro e agora mais ainda hehe

Anónimo disse...

Eu ja li um artigo na super interessante sobre o hirsutismo. Mas axo k n é exclusivo das mulheres, lá também falava de homens..
Mas realmente pesquisando na net só se fala de hirsutismo em mulheres...

Carloressu disse...

rm, pois. Aparentemente é uma profissão onde o risco de desemprego é baixo.

Obrigado pela visita e volta sempre

Carloressu disse...

anónimo, fiquei curioso em relação ao termo usado para o sexo masculino e segundo a minha pesquisa descobri que o termo é "hipertricose". E é responsável pelos fenómenos humanos vulgarmente conhecidos por alcatifas humanas.

Obrigado e volta sempre