domingo, 26 de abril de 2009

Humildade

Quem me conhece sabe que a humildade não é nada o meu forte, nunca foi e provavelmente nunca o será. Adorava ser humilde e por vezes tento, a sério que tento, esforço-me mas não sou capaz. Não consigo evitar ter comentários e atitudes de quem tem a mania que é dono do mundo e a verdade é que sou dono do mundo, sou dono do meu mundo. Já por várias vezes o meu excesso de confiança levou-me por caminhos desagradáveis, mas a verdade é que mesmo quando as coisas correm mal ou faço asneira da grossa, levanto o focinho (ou a cabeça) e ando de forma possante e determinada com as costas direitas disposto a enfrentar o mundo sem medo, ou aparentemente sem medo, pois na verdade estou cagado de medo. Mas por vezes é melhor parecer do que ser. Sei que este pensamento não é dos mais belos, mas a sério que sou um bom pequeno, tenho as minhas manias como toda a gente. Sou convencido, alguns poderão chamar-me arrogante mas sinceramente não me acho, mas opinião todos temos e razão apenas alguns.

Quanto a mim há manias bem piores que a minha, é verdade que tenho excesso de confiança, acho-me o maior e penso ter o mundo a meus pés. Gostava de ser humilde, mas não sou assim. Falo de forma determinada e convincente, quando abro a boca sai muita asneira mas também muita coisa correcta, mas a forma de falar é sempre a mesma. A determinação e a confiança é sempre a mesma, é a tal base, mais vale parecer do ser. Posso não saber bem o que estou a dizer, mas acredito que se o dizer com convicção pode ser que me safe. Sou assim, parvinho e com a mania que sou o maior.

Apesar de não ser capaz de ser humilde, ou de não querer mudar, admiro a humildade verdadeira, aquela que alguns têm, aqueles que quando recebem um elogio sorriem educadamente e não se defendem ou pavoneiam, admiro-os. Parabéns por serem assim, humildes e com uma dose de confiança adequado.

PS: Mantenho a minha senda autobiográfica, mas qualquer dia deixo de falar da minha vidinha aqui.

2 comentários:

Filipa Faria disse...

Não sei se é pelo cansaço,mas... não percebi a tua necessidade de escrever isto. =)

Carloressu disse...

José,

Já escrevi este texto há algum tempo e tinha-o no arquivo do blog, ontem decidi publicá-lo achei importante partilhar com o mundo como sou. De certa forma senti necessidade de explicar certos comportamentos que tenho para com as pessoas, se calhar é um pedido de desculpas a algumas pessoas ou se calhar é apenas mais um texto.

Bjs