sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Teorias do Cú de Judas

Há dias estava na conversa com um doente portador de esquizofrenia paranoide.
EE: Eu
A: Análio (doente 1)
J: Joaquim (doente 2)

(...)
EE: Então srº Análio porque veio para aqui?
A: Não sei, estava no meu quarto a falar sozinho e a minha mãe chamou a policia e os bombeiros e vim para aqui (casa de saúde).
EE: Mas estava mesmo a falar sozinho, ninguém lhe respondia?
A: À srº! Eu estava a falar sozinho. É normal falar sozinho. O Srº também não fala sozinho?
EE: Às vezes, mas porque estava a falar sozinho?
A: Porque me apetecia, estava a falar com o menino jesus.
EE: Estava a falar com o menino jesus? E ele respondia?
A: Não srº estava a falar sozinho e ele só dizia "certissimo" ou "não certissimo".
EE: Então o menino jesus estava a responder-lhe.
A: Srº eu sou analfabeto, não percebi...
EE: Vou repetir então, o srº disse-me que estava a falar e que o menino jesus lhe respondia "certissimo" ou "não certssimo".
A: Ah pois.
EE: E o que acha disso?
A: Acho que é normal.
Entra na conversa outro doente também esquizofrénico.
J: Olhe srº enfermeiro, eu também via Deus.
EE: E o que acha disso?
J: Acho que é normal, mas agora nunca mais o vi.
EE: E porque acha que isso aconteceu?
J: Porque vim para aqui e comecei a tomar a medicação.
EE: E o srº Análio desde que está aqui a tomar a medicação o menino jesus tem falado consigo?
A: Não, porque eu não quero.
J: Oh Análio, isso são coisas da tua cabeça.
A: Apaz tás tonto! O menino jesus fala comigo.
J: Eu também via, mas isso era tudo da minha cabeça, uma vez vi Deus e ele mandou-me bater na minha mãe e eu bati.

Juro que quando pensei em escrever esta conversa pensei que estivesse muito mais piada... Ao vivo fiz um esforço para me conter, isto porque só aqui está, um excerto da mesma e ouve momentos bem hilariantes, mas isso agora não interessa, porque estou a escrever este texto para partilhar uma inquietação.

Será que Jesus era esquizofrénico? É porque o gajo também falava com Deus, felizmente este não lhe mandava bater nas pessoas. Estou a terminar o meu estágio em saúde mental e já vi um pouco de tudo, nesta conversa temos 2 tipos de doentes diferentes, um que já percebeu que está doente e outro que nega que está doente. Será que o menino jesus e os profetas todos não eram esquizofrénicos sem terem a noção que estavam doentes? Será que a religião não passa de uma invenção de alguns esquizofrénicos?

PS: Esta história é baseada em factos veridicos, no entanto, o nome dos interveniente é obviamente fictício

4 comentários:

Filipa Faria disse...

1ºreacção: Quase me mijava a rir.


ainda não tive segunda reacção. passo aqui mais tarde :P

Carloressu disse...

José,

é como disse, fiz um pequeno esforço para não rir. Apesar do respeito que sinto por todas as pessoas, há histórias que são bem hilariantes.

Bjs

Elle disse...

A Solnado, filha do raul, também fala com Deus, é o que ela diz né, também é tua paciente??
Já agora diz a esse senhor, que se quiser que escreva um livro, mas tire a parte de bater na mãe, é capaz de não ajuda as vendas;))
Bom fim de semana

Carloressu disse...

Elle, por acaso a solnado, a filha do outro, não é minha doente. Mas face a essas revelações místicas, a miúda pode bem ser mais uma esquizofrénica neste mundo.

Obrigado pela visita, Bjs