sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estágio

Bem, a partir de segunda feira, começo em estágio no HCF, estágio esse muito exigente em todos os aspectos. Como consequência disto as publicações vão ser em menor número, mas espero actualizar pelo menos 1 vez por semana, mas não prometo, isto porque ainda não estou preparado para actuar como politico, mas quem sabe um dia...
Deixo abaixo um excerto da minha reflexão do meu último estágio. Reflexão essa que considero muito bem escrita (desculpem-me a sinceridade).

"Último dia de estágio, está na altura de fazer o assustador balanço final, será positivo? Será negativo? A incerteza mantém-se! Incerteza essa que dá cabo de mim! Quanto a mim é positivo, apesar de não ter sido brilhante penso que a minha prestação foi satisfatória, não tenho dúvidas que tenho potencial para fazer uma prestação brilhante, mas por um factor ou outro não foi isso que se verificou, as razões agora pouco interessam o que está feito, feito está.

Importa apenas saber se demos o máximo, ou não. E na minha opinião dei o máximo que consegui face às circunstâncias. Se calhar com a experiência que adquiri até hoje se refizesse de novo esta prática fazia grande parte das coisas de outra forma, mas de que serve agora pensar nisso!? A motivação, a vontade de fazer, o empenho e o nervosismo, foram sempre companhia frequente. Para o bem ou para o mal estiveram sempre lá.

As coisas foram decorrendo, houve evolução, não a evolução mais desejada por mim, mas a evolução possível neste momento. Tratei de doentes simples e de doentes complexos, senti-me besta e bestial, senti-me seguro e inseguro, senti-me à vontade e muito incomodado, senti-me ignorante, senti-me inteligente, senti-me cansado, senti-me perdido e muito orientado, senti-me observado e sozinho, senti-me desvalorizado e valorizado. Será preciso mais alguma coisa para descrever o estágio!?

Foi uma experiência maravilhosa, com muitos baixos e com muitos altos, desde a realização pessoal quando o doente começava a evoluir, até à frustração quando apesar do esforço não via resultado prático. Foi todo um turbilhão de emoções que irrompiam por mim durante estas 7 semanas a um ritmo alucinante sendo quase impossível assimilá-las todas.

Dei o meu melhor, e sinto-me bem por isso! ERREI! Sim é verdade errei, errei em aspectos que não deveria errar por um factor ou por outro, mas de servem as justificações o erro já está feito e agora nada há a fazer, excepto reflectir acerca dos mesmos e preparar o futuro. Mas vou continuar a errar, porque só assim irei aprender para o bem ou para o mal, os erros marcaram-me."

Provavelmente alguns não entenderão o que este texto significa, mas acredito que muitos se revêm neste texto. Obrigado e boa noite.

4 comentários:

Anónimo disse...

Entendo perfeita/...mas deste o melhor de ti e acredito q vais continuar a fazê-lo...

Filipa Faria disse...

gostei do texto, apesar dos erros de pontuação. lol

quanto às emoções e isso: percebe-se =)

Blueminerva disse...

Sr. Enfermeiro, use tanga que anima logo os doentes e apressa as altas. Vá por mim.
Um abraço

Carloressu disse...

A tanga é uma boa ideia sem dúvida, mas o códico da escola de enfermagem não permite aos estudantes essas liberdades... em relação às altas é provável, até porque muitos poderiam morrer de susto ou então de riso.