quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Festivais de Verão na Madeira

Já todos ouviram falar dos grandes Festivais de Verão, o Super Bock Super Rock, Paredes de Coura, Festa do Avante e mais recentemente o Rock in Rio. Todos estes mega festivais proporcionam grandes actuações, de grandes bandas. Na sua maioria são bandas de rock.
Cá na Madeira ainda não temos festivais de verão. (Outrora ainda se realizava a Festa da Juventude, mas actualmente nem isso há.)
No entanto, e, apesar da inexistência destes mega eventos, a RAM tem festas fantásticas. TEMOS OS ARRAIAIS! Há, e claro as raves, que outrora eram conhecidas por weekendance`s, Paradise`s, etc. mas ao que parece a malta jovem prefere o termo rave. Vá-se lá entender esta gente nova...
Bem voltando ao tema, os ARRAIAIS! Antigamente falava-se muito dos arraiais do Monte, Ponta Delgada e São Pedro (penso serem estes os mais conceituados em termos regionais). Actualmente nota-se que muitos arraiais estão a proporcionar belos momentos de lazer. O arraial dos Lameiros nos últimos anos tem tido um crescimento exponencial, particularmente dentro de uma faixa etária mais jovem.
Mas vamos lá desvendar o real encanto dos arraiais. Qual o grande segredo do sucesso? Qual será a fórmula vencedora?
Em qualquer arraial temos sempre:
  • A bela espetada ou então o querido franguinho assado. Bom!
  • O bolo do caco, o pão com chouriço.
  • E as belas malassadas cheias de óleo e os maravilhosos churros.
  • O Folclore. que a meu ver devia ser chamado de gritador. Sim gritador. Porque grupo folclórico que se preze ao invés de cantar, berra! (Prometo que um dia escrevo um texto totalmente dedicado a esta temática).
  • O vinhinho e a bela cervejinha.
  • Os bêbedos a dançar em frente ao palco.
  • O grupo Galáxia (o grupo de musica do PSD). Atenção que arraial com galáxia, já é um grande arraial. Não são todos os que conseguem ter este grupo maravilhoso. Há pois é!
  • As pessoas estáticas em pé, a assistir de braços cruzados a actuação de qualquer grupo.
  • E por fim... o melhor de tudo. A MISSA! Sim porque os arraiais têm padroeiros. Como tal, é fundamental ir à missa.
  • E por fim, mais recentemente têm-se juntado uma série de indianos, chineses, africanos, nem sei... a vender um monte de quinquilharia de que de útil tem tanto como de inútil...
Após tanto argumento, não percebo porque ainda existem os festivais de Verão. Para quando a exportação destes arraiais? Penso que ninguém tem dúvidas que os arraiais típicos madeirenses suplantam qualquer festival de verão, não é assim?

Sem comentários: