quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Olímpicos

Pequim2008: Portugal - Os melhores Jogos de sempre para Portugal graças a ouro de Évora

Apraz-me ler esta noticia publicada hoje pela agência lusa. Fico muito feliz. Após tanto alarido acerca da motivação dos atletas, acerca da má gestão de fundos, acerca da falta de condições de treino, acerca da não renovação do mandato do presidente do comité olímpico, etc e etc. , tudo estava mal até ontem. De repente veio o ourinho e tudo ficou bem. O que até ontem eram os piores jogos olímpicos de sempre (a mesma agência ainda ontem publicava este facto) passaram de repente a ser os melhores. Obrigados senhores/ras jornalistas pelo alarido todo.
Não faço mais observações acerca desta temática, por motivos óbvios. Porque apesar dos esforços de todos os atletas (sim de todos, infelizmente nem todos têm a capacidade de uma Vanessa Fernandes ou de um Nelson Évora) não tivemos assim grandes resultados, esperava mais. Mas de facto não fomos capazes. É pena!
Mas confio que com trabalho e muita perseverança dos atletas em 2012 podemos superar estes resultados., ou então não...

1 comentário:

Filipa Faria disse...

"Obrigados senhores/ras jornalistas pelo alarido todo." - ok, estás a ser demasiado mau!

Sim, eu sei: "Não esparava que dissesses outra coisa, estás a tirar jornalismo", pensas tu.
Enganas-te. O facto de estar a tirar jornalismo e já ter tido algum contacto com o que é verdadeiramente o jornalismo permite-me dizer que o que estás a dizer é mauzinho. E depois, já me viste algumas vezes com o jornalinho na mau a ler sobre os jogos olímpicos, o que me permite, ainda mais, dizer que estás a ser muito mauzinho!

Primeiro, quando se vê balanços negativos sobre os jogos olímpicos nas linhas dos artigos existem declarações de atletas - para não falar do presidente do comité olimpico português - a dizer que a prestação lusa de estes jogos estão a ser muito a baixo das espectativas. Os atletas são os primeiros a dizer que não têm condições. Ora bem, quando os jornais reservam algumas páginas para falar sobre os jogos olímpicos, melhor, sobre a comitiva olimpica nos jogos olímpicos, sobre alguma coisa têm que falar. Se não são as vitórias e o que os atletas fizeram para chegar às vitórias, então que falem sobre as derrotas, sobre o facto de os portugueses ficarem de fora logo nas primeiras eliminatórias. Neste ultimo caso é muito claro que foi o que aconteceu com Lima quando ficou a um ponto de subir ao pódio. Foi o primeiro a fazer declarações muito polémicas.

Quando as vitórias existem fala-se delas. Vanessa Fernandes ficou com a medalha de prata. Os portugueses gostaram. Foi primeira página em muitos jornais. OK! Naide Gomes também foi capa, mas ela falhou imenso! (Podes refutar dizendo que a Telma Monteiro também era uma grande aposta e que ficou em nono lugar e nem por isso foi manchete. Mas, veja-se, Naide Gomes era uma aposta ainda maior e não saltou tanto quanto sabe.)

Nelson Évora quase de certeza que amanhã será mais do que primeira página de jornais. Hoje foi a abertura de todos os telejornais.

É normal que agora haja muitas manchetes a dizer que são os melhores jogos olímpicos dos ultimos tempos para Portugal. Qualquer pessoa percebe isso, é uma questão de análise e de se ler o Público também. O Público de quarta-feira trazia um quadro com as medalhas que Portugal ganhou em Jogos Olímpicos - a maior parte era bronze e apenas uma de ouro. Este ano traz uma de prata e outra de ouro.
Quem sabe se não virá outro ouro? Ainda temos o tenis de mesa em jogo com Marco Freitas, jogador madeirense e um dos melhores no ranking europeu. É esperar.

Só para veres: o jornalismo faz-se com base em factos e pesquisa. As declarações não são inventadas e os factos estão lá. Não são alaridos dos profissionais da área.



Não, não estou chateada. Só acho que o post não tem razão :)

beisoka *
José Faria