quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mendigos

O diário de noticias da Madeira na sua edição de hoje (13/8/2008), traz um artigo deveras interessante acerca dos mendigos que frequentam regularmente as várias artérias da cidade do Funchal. Este é um tema que sinceramente preocupa-me. Já há muito reparei que o número destes indivíduos têm aumentado.
O artigo do DN levanta suspeitas sobre associações entre estes mendigos, ou seja, mendigam em grupo e no final do dia, juntam o dinheiro. Segundo o DN, os lucros recolhidos são investidos em festas num apartamento de luxo no Anadia. Apesar desta situação não estar provada, na minha opinião é bem provável.
Apesar de existirem pessoas que mendigam realmente por carência, acredito que cerca de 95 % dos que o fazem, fazem-no por facilitismo. No ano passado aquando da minha passagem por Lisboa, enquanto jantava numa qualquer esplanada, ouvia uma criança a tocar acordeão. No final da actuação pergunto ao funcionário do restaurante se o restaurante não devia pagar algo a estes indivíduos. Ao que o srº me respondeu, que estes supostos mendigos recebem em média 300-400 €/dia. Sim Por dia. E dizia ele que fazer apenas este valor era num dia mau. Fiquei estupefacto e a partir desse dia nunca mais dei esmolas a ninguém. E concordo plenamente com a Luísa Pessanha (directora da sopa do cardoso) ao invés de darmos esmola, devemos encaminhá-los para as instituições especificas, porque assim podemos tentar reabilitá-los e torná-los elementos úteis para a sociedade.

Sem comentários: