quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Downloads

Estava a navegar por um conhecido site de pirataria nacional, quando olho para o lado e vejo o seguinte aviso ao utilizadores.

"Aviso Importante

Este site não hospeda nenhuns ficheiros. Apenas contém links para outras paginas disponíveis na net.
Faça os downloads somente para teste, devendo de seguida apaga-los. Se gostar compre, somos totalmente a favor da preservação dos direitos de autor."

Não entendo a relevância deste aviso, é mais que óbvio que um site de pirataria respeita os direitos de autor. Os autores até agradecem o trabalho gratuito destes sites, porque os ajuda na divulgação dos seus trabalhos. E, impede que as finanças fiquem com uma pequena fatia da sua fortuna, porque evita que muitas pessoas comprem o produto original, uma vez que já o têm em sua casa. Como tal, o autor vende menos a sua obra, logo menos descontos faz para a segurança social. E ainda há autores que criticam os downloads, não se percebe...

Apesar de não perceber a relevância do aviso não posso deixar de opiniar acerca da razão da publicação do mesmo: será para amenizar a consciência? Para evitar represálias judiciais? Ou apenas para ser engraçado?

PS: isto está um bocado para o bipolar, mas não foi intencional :s.

Sem comentários: