segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Praias de Bandeira Azul

Como é normal nesta altura do ano, tenho andado a trabalhar para o bronze nas praias. Muitas das vezes em praias que têm bandeira azul. Ao vermos tal símbolo de qualidade esperamos ver um maravilhoso mar azul, quase transparente. Mas isso não acontece. O que vejo é uma espuma branca à superfície da água, bem perto da costa, e muitas das vezes a água está muito turva. Tais características, para uma pessoa banal, não podem classificar uma praia de bandeira azul. Ainda para mais, isso não poderia acontecer quando perto da praia existe uma ETAR.

Para quem não sabe uma ETAR (Estação de Tratamentos de Águas Residuais) trata as águas provenientes dos esgotos urbanos. Transforma-as de maneira que não provoquem nenhum impacto no meio ambiente. Portanto, a água que será libertada para o meio ambiente poderá ser comparada à água de um rio com poluição zero (coisa que não acontece em nenhum rio de Portugal).

Portanto, eu nunca poderia descrever as praias como descrevi, porque as águas supostamente estariam limpas.

Então qual é a explicação para que tal aconteça?

Eu tenho a resposta:

-as águas que são libertadas pelas ETAR’s são tão limpas que os animais marinhos ao entrarem em contacto com a água, tão pura e magnífica, vêm-se e enchem o mar de esperma. Aos olhos de uma pessoal normal poderá ser confundida por espuma de esgoto.

-Quanto à água turva é facilmente explicável. Como os animais são como nós, procuram ter o máximo prazer possível, isto faz com que haja uma forte migração de animais marítimos para a costa. O que causa, deste modo, uma grande movimentação na água, tornando-a turva.

P.S: Há um pequeno problema, nunca vi nenhum peixe nas praias….

Sem comentários: