domingo, 7 de dezembro de 2008

Garrafinhas de Água

Aviso desde já, que este post não tem piada ou qualquer sentido, visa apenas expressar uma inquietação pessoal.

É do conhecimento comum que não se deve reutilizar as garrafas de água, mito ou não, a verdade é que todos sabemos que faz mal reencher as garrafas. Não faço ideia de qual o motivo disto, e por favor se alguém souber agradecia que me elucidasse.

Nestes tempos em que as preocupações ambientais têm destaque máximo, pergunto-me porque não permitir que se reutilizem estas garrafas ou então porque não voltar ao sistema antigo, tal como, acontecia com as garrafas de vidro. Comprava-se uma garrafa de plástico e depois quando não a usássemos íamos à loja e trocáva-se por uma nova. E porque não usar garrafas de vidro?? (Sim! Eu sei que o raio das tampas deixam sair a água o que é extremamente irritante). Esta questão inquieta-me...

Andam por aí a perder tempo a criar água com sabores a tudo e mais alguma coisa, águas essas que ninguém ou quase ninguém gosta, em vez de perderem tempo a resolver de facto este problema mundial que pode salvar-nos a todos. Haja juízo meus senhores...

6 comentários:

Pax disse...

Eu nem nunca tinha ouvido dizer que não se deveria reutilizar uma garrafa :/

Carloressu disse...

Pax, eu por acaso conheço várias pessoas que já ouviram dizer que não se deve reutilizar as garrafas, agora o motivo desconheço completamente.

Anónimo disse...

Uma pequena explicação à tua dúvida (porque acho q ela não é um mito): As garrafas de àgua reutilizadas várias vezes (ou seja, voltar a enche-las), como ja foram abertas, favorece o desenvolvimento de bactérias (pois além da garrafa já estar aberta, tu normalmente poes a boca no gargalo para beber) e além disso foram detectados compostos tóxicos nas garrafas de plástico (o plástico não é isento de certas toxinas), compostos este que podem passar para a água. Espero não estar enganada! Esta informação, já ma deram há algum tempo.. E até a acho fiável.

Bjinho*

Carloressu disse...

Lady, é um prazer saber que por cá passas. Não sei se a tua explicação está correcta, mas é um racicionio lógico e coerente e face à ausência de explicações melhores aceito a tua. lol

É por estas coisas que a internet mudou o mundo, porque aprendemos com todos.

Obrigado e boa semana

Anónimo disse...

Boas
A razão principal deve-se às dioxinas (acho que não estou errado em relação ao termo) que são cancerigenas, presentes no plastico que passam para a água com o tempo e com o aumento da temperatura. foi por esta razão que nos restaurantes de fast-food passaram do plastico, para o papel.

Carloressu disse...

otrebor, muito obrigado por complementares a teoria da lady. Obrigado por aumentares o conhecimento de todos nós.

Boa saúde mental, lol