quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Provérbio da semana

"Mãos frias, coração quente, paixão ardente."

Porque será que tenho a ligeira impressão que este provérbio nasceu numa bela tarde de engate em que um dos intervenientes tinha as mãos frias e tocou na sua amada, fugindo esta de si, e o fulano lembra-se desta frase de génio!?

No entanto, apesar da minha questão acima dizer (quase) tudo acerca do provérbio resta-me dar alguma seriedade a este provérbio, não o tornando tão fútil.

Ora muito bem, as mãos frias são indicador de má circulação periférica (ou seja o sangue tem dificuldade em chegar às extremidades do corpo (mãos e pés)), resultando em extremidades frias, como tal, o facto de se dizer coração quente até faz sentido porque o sangue circula normalmente na circulação central (entre os órgãos nobres: coração, fígado, pulmões, cérebro) como tal, o coração está "quente".
Já a parte da paixão ardente não tem explicação nenhuma! E não há dúvidas que resulta de uma frase de engate sem dúvida bem conseguída.

Obrigado e boa semana

11 comentários:

Anónimo disse...

Bemm nao vou falar em termos medicos nem fisiologicos!!! Mas...
Eu costumo ter sempre as maos frias (mtooo friass, superr frias)
O coraçao??.... congeladoo com pepitas de gelo (a quem prefira as pepitas de chocolate, eu sou mais original) :P
e a paixao!!!! hmm pronto essa pode ser ardente xD mas so pra concondar com alguma parte do proverbio :P

Conclusao, essa nao sera uma possivel frase de engate, pelo menos em individuos da minha especie xD

Tas a ver as horas?? pois!!! ta tdo explicado LOL

Pax disse...

Eu já ouvi esse a terminar com "amor pra sempre", ou seja, outro disparate, lol.

:)

FATifer disse...

Parece-me uma abordagem demasiado lógica e científica do provérbio… e eu até conhecia este provérbio na forma "Mãos frias, coração quente, amor para sempre." O que talvez até desse mais força à tua “teoria” da frase de engate.

Um provérbio é, normalmente, o resultado de uma observação secular. Condensa portanto algo de empírico. Podemos assim conceber que haveria muitos casos de pessoas com mãos frias que se entregavam a grandes paixões … daí a frase… mas, pensando bem, se calhar tens razão e pode ter sido apenas uma forma dos que tinham mãos frias, tipo arranjarem uma explicação…

“uma frase de engate sem dúvida bem conseguida.”

Talvez… com as mãos frias como tenho hoje era um bom dia para ver se resulta ;)

Abraço,
FATifer

FATifer disse...

Só vi depois o comentário da Pax- parece que ela conhecia a mesma versão que referi ;)

Carloressu disse...

honey, eu por acaso também tenho as mãos frias quase sempre, o coração acredito que seja quente, a paixão ardente penso que sim, mas nestas coisas convém sempre ter uma segunda opinião portanto depois pergunta à minha mais que tudo.

em relação ao insucesso desta frase de engate na tua pessoa, deixa-me muito infeliz esse facto, isto porque a mesma até está muito bem conseguída.

PS: Podes comentar às horas que quiseres, o blog está aberto 24 h por dia, e lanço um desafio: para quando um comentário por volta das 6 da matina?

Carloressu disse...

Pax, nem sei que te diga... Disparate não digo, mas essa do amor para sempre também dá uma frase de engate maravilhosa.

Carloressu disse...

Fatifer, não querendo duvidar da pertinência dos provérbios e dos seus saberes, há tempos encontrei numa biblioteca um livro que compilava todos ou quase todos os provérbios que se conhecem e lembro-me de um que achei estranho no minimo. "Se comes amoras, digo ao teu pai que já namoras" quando li isto perguntei-me qual o significado disto, até hoje ainda não descobri.
Mas de facto, felizmente a maioria deles são pertinentes.

Em relação, ao coração quente, por acaso não conhecia, obrigado e já agora se quiseres sugerir algum provérbio para comentar terei todo o gosto em recebê-lo e comentá-lo, se conseguir claro.

Boa semana

Pax disse...

"essa do amor para sempre também dá uma frase de engate maravilhosa."

Só te digo que, friurenta como sou, se um marmanjo me metesse umas mãos frias nas costas (por exemplo), o máximo que engataria seria o empurrão! Acabava-se logo o Amor, quanto mais o engate!
Lol.

Carloressu disse...

Pax, se houver o amor, o gajo até pode ter as mãos no gelo, mas vais adorar sentir as suas mãos frias numa bela tarde de verão a refrescar-te as costas. Tudo isto é muito subjectivo e depende daquilo que sentimos pelo outro. Amamos o outro em todo a sua essência e os seus defeitos são o que mais nos cativa, o que mais nos prende. Digo eu...

Sorrisos em Alta disse...

Resta dizer que a amada não era portadora de uns enormes seios, caso contrário era neles que as mãos com frieiras dele tocariam...
;o)

Carloressu disse...

Sorrisos, não te sei responder a isso, mas o rapaz com tanta imaginação espero bem que tenha conseguído divertir-se com os prazeres dos seios femininos.