quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Provérbio da semana

Estreio neste post, uma nova rubrica que irá ser publicada semanalmente, às quartas feiras. Trata-se um pequeno post em que escolho um provérbio popular português e o comento adequada mente.

Para iniciar a rubrica o provérbio escolhido é: "Dá Deus nozes a quem não tem dentes!"

Neste caso a sabedoria popular tem aqui uma bela pérola, basicamente diz-nos que muitas vezes temos à nossa disposição qualidades/características, coisas que temos mas não as usamos da melhor maneira. Se não é bem isto, é qualquer coisa parecida, mas vocês perceberam o que quis dizer. (Sim! Pode não parecer, mas explicar provérbios não é assim tão fácil.)

Não duvidando da sabedoria do povo pergunto-me, porque razão são precisos dentes para comer as nozes? Eu normalmente para comer as nozes parto a casca com a mão ou com o pé (Calma, uso o sapato e depois piso a casca.). Depois de partida a casca da noz, como a noz e sinceramente, não é das coisas mais duras que já comi. Por exemplo, já comi maçãs mais duras que nozes. Ou mesmo, nectarinas que requerem muito mais esforço dentário. Agora nozes que me exigissem uma boa mastigação, sinceramente não me lembro. Será por ter os dentes todos!?
Sendo assim porque raio é que são preciso dentes para comer as nozes? Ou será, que a interpretação do provérbio está completamente errada? E as oportunidades apenas surgem às pessoas com dentes, ficando os desdentados sem oportunidades?

6 comentários:

Anónimo disse...

experimenta então abrir uma noz com os dentes......

loooool

verás então o que quer dizer o provérbio....

bjux fika bem ;)

Carloressu disse...

Sónia, Sónia... Ai ai. Juízo nessa cabeçinha, mas tem algum sentido abrir nozes com os dentes? O normal é comer as nozes com os dentes. hi hi

Bjs

Sorrisos em Alta disse...

E se uma qualquer Angelina Jolie te convidar para jantar numa quarta, vais recusar com a desculpa que tens que fazer um post???
;o)

Carloressu disse...

Sorrisos, ora aí esta uma bela questão, felizmente sou um rapaz organizado e farei os possíveis por não escrever o post apenas à quarta, mas preferencialmente com antecedência, não vá acontecer esse imprevisto.
(Espero bem que a minha mulher não leia esta resposta)
Abraço e bom fim de semana.

FATifer disse...

“Ou será, que a interpretação do provérbio está completamente errada? E as oportunidades apenas surgem às pessoas com dentes, ficando os desdentados sem oportunidades?”

No que toca a provérbios, na minha opinião, aplica-se sempre o “keep it simple”. Podes ter razão que até pode haver outros alimentos que requeiram mais “esforço dentário” mas tenta imaginar (eu espero nunca ter de experimentar) mastigar uma noz sem dentes, achas que não ferias as gengivas? Ou as tuas são especiais?

“Agora nozes que me exigissem uma boa mastigação, sinceramente não me lembro”
Estás a ignorar o provérbio chinês (acho que é chinês, não interessa!): “come os líquidos e bebe os sólidos”

Abraço e fico à espera de mais explicações de provérbios ;)
FATifer

PS – as minhas desculpas por ter demorado tanto a retribuir as tuas visitas…

Carloressu disse...

Fatifer, as minhas gengivas são normalíssimas e não tenho a menor dúvida que se tentasse comer uma noz sem dentes as mesmas sairiam mal tratadas.

Come líquidos e bebe sólidos. Hmmm... Quiçá um dia analiso decentemente esse provérbio. Mas vou manter a coisa simples e vou simplesmente concordar com ele.

Obrigado pela visita e bom fim de semana

Atenciosamente Carlorressu