domingo, 5 de outubro de 2008

Leio há pouco aqui "Investigadores comprovam efeito analgésico da fé". Isto para mim e acho que para ninguém, não é novidade nenhuma. Penso que já todos nós sabíamos, que as pessoas que de facto acreditam em algo são capazes de suportar mais sofrimento do que aqueles que não acreditam em nada. Isto simplesmente porque dão sentido ao sofrimento sofrido.

Portugal é o expoente máximo desta tese. Sendo Portugal o país dos 3 F`s. Fado, Fátima e Futebol. É fácil perceber o que de facto se passa com o nosso país. Ora vejam lá:
Os três F`s estão todos relacionados com fé. Fátima está associado a Deus, à igreja (onde há um masoquismo tremendo, digo eu). Futebol, está associado à fé de vencer, seja em termos nacionais ou internacionais. Por fim o Fado está associado à crença que o fado é divertido e que de facto é uma arte (Atenção que eu até gosto de alguns tipos de fados, no entanto, não sou grande apreciador, além disso tinha de relacionar com a fé, portanto não me crucifiquem já.).

Como é simples perceber os portugueses são crentes por natureza, temos fé em tudo e mais alguma coisa. Essa fé constante faz-nos aguentar tudo e mais alguma coisa. Por exemplo, o facto do país estar em crise, o termos um primeiro ministro que (não) é engenheiro, termos um sistema de ensino que não funciona, a selecção nunca ganhar nada, etc etc.

Somos crentes e isso dá-nos uma resistência e determinação doentia para aguentar tanto sofrimento. Se calhar a fé não é assim tão bom como isso...

4 comentários:

Filipa Faria disse...

eu tenho fé - e com todo o meu orgulho de leão - que vamos ganhar hoje!

Sorrisos em Alta disse...

Concordo! E daí que ultimamente já usemos o quarto "F", o de Fo**-se!
,o)

Carloressu disse...

Sorrisos, obrigado por lembrares-me do 4º "F". Esqueci-me completamente.

Anónimo disse...

Mais uma vez, tive a brilhante ideia de ler os teus textos a estas horas da madrugada (eu sei devia tar a fazer qualquer outra coisa como por exemplo ... dormir) e mais uma vez baralhei as ideias enquanto estava a ler pois nao associe Fatima propriamente a virgem xD, a minha veia de futilidade (que é so uma, e daquelas fininha) veio ao de cima e pela cabeça me passaram personagens como a Fatima Lopes, a estilista e a apresentadora, ou ate uma fatima toda poderosa que todos os portugueses desejam ter, mas poucos segundos depois lembrei-me q essa nao se chama Fatima mas sim Soraia Chaves.
Ja pra nao falar q mal li a parte dos 3F's pensei q era o tipico texto do FAÇA UM FEIO FELIZ, va nao se armem em bons q todos voces ja receberam esse mail, o nem q seja em formato sms xD

Hoje particularmente como ando sensibilizada com uns videos q tive de visualizar, sobre a fome e os exageros na alimentaçao, poderia estar aqui a debater sobre a implementaçao de um novo F, que seria o da Fome no mundo, e entao estaria aqui horas sem fim a debater o tema mass, oh carloressu conheçendo-te como te conheço sei q o titulo "fome do mundo" para ti teria umas outras vertentes que nao as que eu pretenderia abordar, por isso poupo os meu vocabulos e limito-me a dizer que vou fazer um esforço por nao ler os teus textos a estas horas pois acabo sempre por lhe dar outra "vida" xD