sábado, 11 de outubro de 2008

Mosquitos - Uma nova abordagem

Já há muito que aqui na nossa ilhota, no nosso calhau no meio do oceano se fala da praga dos mosquitos. Antes estavam circunscritos a Stª Luzia, mas agora começam a espalhar-se pela Madeira.

Há várias teorias acerca da origem dos bichos, já ouvi dizer que era devido à importação de palmeiras de África, que era um plano dos Chavelhas (malta de Câmara de Lobos-que é conhecida na Madeira por ser malta difícil de lidar) para lixar a malta do Funchal, ou então um plano dos madeirenses para lixar os continentais (as teorias foram desenvolvidas nas peças "Vou-te Bater" pelo Pedro Ribeiro e no "Comedy Club" pelo Carlos Moura, respectivamente). Apesar destas teorias serem muito boas e até bem prováveis, na minha modesta opinião estão completamente erradas

Quanto a mim, esta história dos mosquitos não passa de marketing. Sim, estou mesmo a falar de markting.
Na Madeira há apenas uma empresa de extermínio, empresa essa que estava já farta de matar baratas e ratos, que diga-se estavam em quantidade muito baixa. Esta empresa vendo os tempos difíceis, sim porque a crise também afecta as pragas, investiu todo o seu dinheiro na importação de mosquitos gigantes, para depois poder exterminá-los.
Os mosquitos foram enviados 1º para o centro do Funchal, bem pertinho da Câmara Municipal do Funchal, para que os governantes percebessem a importância de exterminar os bichinhos e como tal lançassem o concurso público para o seu extermínio. Imaginem quem ganhou o concurso... óbvio que a mesma empresa que comprou os mosquitos.

Como podem ver é puro marketing. Há que premiar a gestão fantástica desta empresa, afinal de contas salvou muitos postos de trabalho e criou novos. E não apenas para a sua empresa, mas também aumentou os rendimentos de vários profissionais de saúde, isto porque muito boa gente tem sofrido arduamente com as picadas dos ditos cujos. OBRIGADO.

No entanto, esta estratégia ainda pode evoluir muito mais. Ainda há esperança que os mosquitos se alastrem mais ainda, e que consigam transmitir o Dengue. O que pode ajudar a reduzir a taxa de Desemprego da RAM. Mais uma vez o Meu muito obrigado.

Sem comentários: